sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Belô

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Igreja São Francisco de Assis:

Popularmente conhecida como Igrejinha da Pampulha. Localizada às margens da Lagoa da Pampulha, num dos mais belos conjuntos arquitetônico-paisagísticos de Minas Gerais, a Igreja São Francisco de Assis foi fundada na década de 40, inaugurada em 1945, e consagrada como Igreja Católica em 11 de abril de 1959. De estilo delicado e singelo lembrando as montanhas de Minas, representa o trabalho de quatro expoentes da arte brasileira: Oscar Niemeyer, Candido Portinari, Ceschiatti e Burle Marx.
.
Museu de Arte da Pampulha:

Primeiro projeto de Niemeyer na Pampulha. Funcionou como cassino, o primeiro da cidade, até ser fechado em 1946, devido à proibição do jogo no país. Passou a funcionar como museu em 1957, quando era conhecido como "Palácio de Cristal". Suas instalações possuem biblioteca, loja de souvenirs, café e salas de multimídia. O acervo do MAP é constituído de 900 obras.



Casa do Baile:

A Casa do Baile foi originalmente um famoso salão de dança de Belo Horizonte, inaugurado em 1943 e funcionou até 1948. Hoje, abriga uma espécie de memorial voltado à arquitetura e ao design, construído por Oscar Niemeyer em 1940. Passou por uma reforma e foi reinaugurado em 2002, porém manteve as características originais.

Iate Tênis Clube:

O Iate Tênis Clube, inicialmente chamado Iate Golf Club, foi inaugurado em 1943. A construção tem a forma de um barco que se lança pelo espelho d’água. Completando a beleza do lugar, o paisagista Roberto Burle Marx deu o tom colorido ao Iate, ao se responsabilizar pelos jardins e ainda pintar o painel: "O Esporte", restaurado há dois anos. Desde que os portões do novo clube foram abertos, a administração estava sob a responsabilidade do município. No entanto, na tentativa de sanar problemas de abastecimento de água na capital mineira, a Prefeitura tomou a decisão de vender alguns imóveis, entre eles o Iate Tênis Clube, para arrecadar dinheiro e financiar as obras.